As vendas online cresceram 27% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2008.
O faturamento bruto total chegou a 4,8 bilhões de reais, segundo relatório liberado hoje pela empresa de monitoramento do comércio eletrônico e-bit.
Livros e assinaturas de revistas e jornais foram líderes na quantidade de pedidos neste primeiro semestre. Seguidos por produtos de saúde, beleza e medicamento, informática, eletrodomésticos e eletrônicos.
O valor médio gasto nas comprar online foi 323 reais, 5% a mais que no mesmo período do ano passado.
De acordo com a e-bit, a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados, o IPI, contribuiu bastante para o aumento nas vendas e no valor das compras.
A B2W, empresa originada da fusão entre Submarino e Americanas.com, ainda é a líder no setor, mas a sua fatia no mercado caiu 5,5 pontos percentuais. Foi de 41,5% para 36%. A queda pode ser atribuída à entrada de novas empresas na rede, como Wal-Mart e Casas Bahia, além do fortalecimento nas operações dos concorrentes.
Para o final do ano, a previsão é otimista. No segundo semestre, que responde por 55% do faturamento do setor – por causa das vendas de final de ano, é esperada uma manutenção no crescimento das vendas.
Espera-se que sejam acumulados 5,8 bilhões de reais nos últimos seis meses do ano, o que levaria o total de 2009 a 10,6 milhões de reais e a um crescimento de 28% com relação a 2008.
Fonte: Mariana Amaro, de INFO Online
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