MARKETING DIGITAL - COMUNICAÇÃO - TECNOLOGIA - REDES SOCIAIS - BUZZ
NOVO BLOG, ACESSE: www.ibuzzing.com.br

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Mitos do e-commerce

Desenvolvedores e empreendedores esbarram em dificuldades para criar e manter seu e-commerce, mas há soluções para todos os tipos de problemas.
Ouço diariamente gente otimista e outros nem tanto sobre as dificuldades enfrentadas em pagamentos online e e-commerce em geral. Os otimistas buscam e encontram soluções para os problemas. Outros sofrem com dúvidas e erros aparentemente sem solução, que criam verdadeiros mitos.

Mitos dos desenvolvedores
1. Dá muito trabalho e é arriscado vender com cartões de crédito
Errado. A implantação do PagSeguro por exemplo pode ser simples como um "copy paste" de botão de pagamento. Pode ser completa com retorno automático sincronizado com o banco de dados do site.
Com apenas uma implantação, você resolve 13 problemas: Visa, MasterCard, Diners, American Express, Hipercard, Aura, débito Bradesco, Itaú, Banco do Brasil, Unibanco, Banco Real, boleto e saldo em conta PagSeguro, que é o meio com a compensação mais rápida.
Não há risco para quem vende com PagSeguro. Com a análise terceirizada para o PagSeguro, o risco não é de quem recebe, mas de quem analisa.
Quem indica um cliente que vende com PagSeguro ganha 1% de comissão sobre as vendas, nos 12 primeiros meses.

2. Usar um serviço terceirizado vai denegrir a imagem da loja
Errado. Troque a palavra terceirizado por especializado. Se você é do meu tempo, sua escola tinha segurança, cozinheira, motorista, faxineira. Funcionários da escola. Hoje em dia as escolas, as empresas, e até o governo terceiriza tudo isso. Sabe por quê? Porque um especialista faz melhor aquilo que não é o seu core-business.
Todo portfólio tem core, integrador, periférico. Imagine um webdesigner, por exemplo.

"Core" é a sua essência. Aquilo que você faz melhor, e gosta de fazer. Aquilo que você faz sem ver o tempo passar. Algo que ficaria fazendo de graça, se possível, por paixão. Analise você mesmo como um portfólio de produtos e serviços. Qual seu produto ou serviço core? Nunca terceirize seu core. Para o webdesigner, design é seu core. Isso ele não passa para ninguém.
Integrador. Aquele serviço que você só faz para não perder o cliente. Não é exatamente sua especialidade. Você faz para não abrir mão do cliente para a concorrência. Para um webdesigner, programação seria uma atividade "Integradora". Não é seu core, mas se for fácil ele até faz. Um programador. Serviço core: análise de sistemas. Serviço integrador: arquitetura da informação. Serviço periférico: design.
Periférico é tudo aquilo que definitivamente não faz parte do seu escopo de trabalho. E qual serviço em seu portfólio é totalmente periférico, e poderia ser contratado de um terceiro sem impactar sua relação com o cliente? Terceirize imediatamente o que é periférico. Para o desenvolvedor, um serviço periférico seria hospedar e gerir a loja virtual, por exemplo. Deixe isso para os especialistas.

3. Preciso investir muito em tecnologia, servidores, infra-estrutura...
Errado. Não precisa investir. Precisa alugar. Investimento deprecia, aluguel de serviços é custo direto, e está relacionado ao seu volume de negócios. Escolha os fornecedores certos e não gaste 1 centavo com investimento. Estamos na era do ASP. Hospedagem de sites, disparo de email, gestão de campanhas online, CRM, tudo pode ser alugado, sem comprar nada.

4. Estou tranqüilo. Meu site é blindado
Errado. Não existe site blindado. Nenhum selo blinda site nenhum. O que blinda o site é uma combinação de inteligência e serviços bem implementados. O UOL é pioneiro no uso do EV SSL, um protocolo mais caro, e mais seguro. No PagSeguro, quem tem browser atualizado tem a URL verde, mostrando ao usuário que o ambiente é seguro.

5. E-commerce é bom só para produtos
Errado. VoIP, Jogos online, cursos online, conteúdo e blogs estão vendendo muito, e são grande parte dos pagamentos.

6. Lojista precisa ter cliente cadastrado para vender
Errado. Quem tem que ter cadastro para vender é empresa de mailing! Você precisa é ter segurança e conveniência.
Quanto mais informações você pede, em momento inapropriado, mais abandono de carrinho de compras você terá. A porta giratória do banco, por exemplo, tem detector de metais. É uma forma de segurança, mas é inconveniente. Porém a necessidade de entrar lá faz com que alguns clientes sejam até humilhados para entrar. Seu e-commerce precisa de segurança sem complicação. Pedir a informação certa, no momento certo, faz a diferença. Surgem diversos campos de cadastro gerando "bando" de dados desnecessários, que só atrapalham o consumidor a chegar no momento mais crítico: a hora de pagar.

Mitos dos empreendedores
1. Preciso ter um CNPJ para aceitar cartões de crédito
Errado. Basta ter um CPF e você já pode vender com todos os cartões.

2. E-commerce é coisa pra gente grande
Errado. Apesar de 65% do e-commerce estar nas mãos de um só grupo de empresas, e 91% estarem nas mãos das 30 maiores empresas, o jogo já mudou. A Amazon é uma das maiores empresas de comércio eletrônico do mundo, vende de tudo, inclusive serviços, mas tem apenas 10% do total do e-commerce norte-americano.

3. Ok, mas como vou concorrer com os grandes players?
Ou você oferece frete zero, parcelamento sem juros, preço baixo, entrega em um dia útil, ou adota outra estratégia. Não concorra com gigantes! Oferte itens exclusivos, de forma diferenciada, de um jeito que só você tem. Não estou falando só em escolher um produto diferente. Estou falando de tudo que impacta uma oferta. Customizações, preço, frete, pacote, promoção, etc. Tenha uma oferta única. Quanto maior a oferta de determinado item, menor o preço, pois se todo mundo tem, com a concorrência o preço cai. São as leis da oferta e da demanda. Mas se sua oferta tem pouca concorrência, você oferece mais valor, e pode extrair mais valor também. Busque se diferenciar. Mais de 40% dos compradores que usam comparadores de preços na Internet NÃO filtram por preço. Características como confiança, segurança e prazo de entrega são cada vez mais relevantes no momento da decisão.

4. Vender online? Isso é coisa de sobrinho.com
Errado. Os top sellers do eBay têm a idade de nossos avós! No Brasil a "melhor idade" já começa aos poucos a descobrir a Internet. Gente que desistiu de procurar emprego, ou simplesmente aguçou sua curiosidade, investigou, persistiu e teve a coragem para se dedicar às vendas online. Famílias inteiras são sustentadas por vendas online. E nem precisa pegar trânsito para ir ao trabalho!

5. Preciso ter logística própria ou não terei um bom preço
Errado. Você precisa escolher fornecedores que atendam às suas necessidades. Quem paga pela entrega é o cliente final. Estude e escolha bons parceiros e tenha bons contratos, repassando o ganho ao consumidor, ou embutindo no preço, ou melhor ainda, dando grátis o frete acima de determinado valor. É mais um incentivo para quem está na dúvida se compra ou não.

6. Basta ter uma grande bandeira de cartão de crédito e pronto
Errado. Você precisa ter todos os meios de pagamento, quanto mais melhor. Quanto mais meios de pagamento, mais pessoas poderão comprar. Parcelar no cartão de crédito? Pagar por cartão de crédito? Pagar via Saldo PagSeguro? Pagar por cheque? Pagar em boletos? Pagar via carnê? 63% das compras no PagSeguro são com cartão de crédito, e 52% das compras no Brasil são parceladas. Quem quer ficar fora? O Saldo em conta PagSeguro já responde por 5% das compras online. Fique próximo dos mais de 1 milhão de compradores que já compraram com PagSEguro.

7. Publicidade online é muito cara
Errado. É cara para quem não se dedica a estudar a otimizar a campanha. Provar ROI é desafio a ser perseguido constantemente. Quando um cliente compra, ele não diz "comprei por causa disso". Ele simplesmente compra. Mesmo que ele diga a razão, há outros motivos além desse, e você nunca sabe exatamente o que foi que gerou aquela venda. Além de pesquisa diretamente com os seus clientes, você pode usar uma série de ferramentas acessíveis para gerenciar email marketing, campanhas de banners e palavras-chave.
A Internet é um ambiente de pesquisa, e se seu site estiver otimizado, os sites de busca vão lhe encontrar, e com eles milhares de consumidores específicos e segmentados, não necessariamente preocupados com o preço, mas mais preocupados com sua credibilidade.

8. Usuário é burro
Errado. Usuário é desconfiado. Burro é quem subestima a desconfiança do usuário. Busque o "one click buy", mas não abra mão de segurança. Uma oferta relevante, no momento certo, com atributos honestos, atendimento online, boa reputação e histórico, elogios em fóruns, todas as reclamações atendidas em sites de reclamações, vão ajudar a aumentar a conversão de vendas.

9. Não vendo mais porque não há público interessado
Errado. Não vende mais pois você não entendeu o que seu público precisa de verdade. Ninguém quer comprar e não receber o produto no prazo. Ninguém quer um atendimento demorado, um site confuso, um monte de pop ups... Como diz o Gil Giardelli, "a sociedade imediatista quer tudo rápido e fácil".
Um vendedor de velas religiosas analisou cuidadosamente quais palavras-chave geravam conversão em vendas. Percebeu que tudo que era ligado a vela romântica, sensual, aromática, convertia muito mais. Reposicionou seu negócio e hoje é líder em vendas de velas aromáticas, com um apelo nada religioso.

Quais mitos do e-commerce afligem seu dia-a-dia?

Fonte: imasters.uol.com.br

Nenhum comentário: