MARKETING DIGITAL - COMUNICAÇÃO - TECNOLOGIA - REDES SOCIAIS - BUZZ
NOVO BLOG, ACESSE: www.ibuzzing.com.br

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

A reestruturação das redes sociais


Se você é usuário da web social, deve ter notado que as redes mais populares da web estão em um processo de remodelagem. Cada uma delas é conhecida por um fator diferenciado, e todas buscam agregar mais utilizadores, acessos e obviamente mais prestígio no cenário.

Para quem não se lembra, o início dessa interação social online se deu através do Prodigy e CompuServe, os primeiros a disponibilizarem os serviços de mensagens (chat) aos usuários, há muitos anos. Desde então muita coisa aconteceu. Surgiram novas ferramentas e plataformas, como os instant messengers, fóruns, esquemas de publicação. E todos estes foram evoluindo até que monstruosas redes abrangessem todo o mundo tornando possível a comunicação rápida e precisa, utilizando tecnologia fixa ou móvel.

Prosseguindo com a maravilhosa evolução tecnológica, as sociais hoje não visam somente a comunicação entre os internautas. Existem redes com as mais diversas funcionalidades, que vão desde compartilhamento de fotos, vídeos, áudio, links e notícias. Tais funcionalidades são sempre modificadas e melhoradas, a fim de suprir as expectativas. Existem inclusive, plataformas para a criação de redes sociais (Como o Ning, já citado no Diário2).

No Brasil, tratando-se de mídias sociais, o Orkut ainda é o mais popular, seguido pelo Twitter e Myspace. Os três destacam-se em segmentos diferentes.

O Myspace é muito utilizado no ramo musical, e inclusive se tornou uma importante ferramenta para o desenvolvimento e difusão da música independente no território tupiniquim. Artistas e bandas podem hoje, com alguns comandos, disponibilizar álbuns, fotos, contatos, eventos, além de interagir com outras, claro. Tudo em ambiente padronizado. Vários aplicativos foram desenvolvidos, para enriquecer ainda mais a página, que muitas vezes é o portfólio do artista.

Apesar da resistência no início, hoje o Twitter se destaca como uma poderosa forma de propagação da informação, em tempo real, tornando-se quase obrigatório em empresas de comunicação e afins. O sistema de microbloggin possibilita o encurtamento significativo entre o emissor e o receptor das palavras. Como exemplo da grandiosidade, podemos citar a página da NASA e de seus astronautas, que enviam mensagens do espaço diretamente para o Twitter.

Recentemente foi implantado o botão de “Retweet” automático, substituindo a necessidade do “RT” manual. Tal função existe para um número limitado de usuários, e ainda está sendo testada.
O Orkut foi a primeira grande rede popularizada no país. Com a chegada dos similares, e diante da necessidade da apresentação de algo novo, a interface da rede foi modificada, chamada pelos usuários de “Novo Orkut”. Este recurso é acessível somente perante convite, enviado por outro user que já o disponha. O processo se assemelha ao Gmail e ao próprio Orkut, em época de recém criação. Um grande número de utilizadores ainda deseja receber tal convite, que não se estende a todos.

E assim segue o avanço no processo de interação e na comunicação, com a finalidade se superar as barreiras existentes na humanidade, sejam elas sociais, territoriais ou ideológicas.

Fonte: diario2.com

Nenhum comentário: