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sábado, 7 de novembro de 2009

Principais erros em um E-commerce

Mesmo hoje, com o comércio eletrônico em alta já há vários anos, ainda encontramos, e em grandes volumes, erros em lojas virtuais - desde pequenas lojas até as maiores do país. Na maioria são erros básicos, que se fosse dada maior atenção não aconteceriam. Nas pequenas lojas os erros são mais comuns, pois se usam muitos sistemas prontos de lojas virtuais que já contêm os erros - que vão do layout até as boas praticas de SEO. Minha idéia era escrever sobre os 10 maiores erros em sites de e-commerce e como evitá-los. Mas, ao começar a lista-los, percebi que não poderia falar apenas de 10, já que existiam outros igualmente graves.

Erros comuns em E-commerce

  • Domínio inadequado: Literalmente vou começar do começo. Um bom domínio que descreva o mercado em que você atua certamente lhe trará muitos acessos, tanto pelo modo direto como em resultado de buscas naturais. Evite domínios que não tenham ligação direta com os produtos que você vende, pois perderá espaço para concorrência.
  • Layout poluído: Muitos e-commerces apresentam um layout muito poluído de várias maneiras: alguns por excesso de banners e outros por excesso de produtos. Procure utilizar um banner único que apresente as promoções da loja, que provavelmente será em flash, e escolha uma área, de preferência do lado direito do site, para colocar pequenos banners estáticos. Evite que os banners fiquem misturados com as opções do menu. Os produtos devem ter uma boa apresentação na capa do site, pois você terá poucos segundos para convencer o usuário a explorar a sua loja. Por isso é melhor ter uns 12 produtos bem apresentados do que 60 com uma apresentação ruim, e também pode passar a sensação de que o site é amador.
  • Sistema de busca ineficaz: Deixe visível o local onde se faz a busca pelos produtos ou serviços do seu site, coloque também filtros que facilitam as buscas. Por exemplo, se sua loja vende CDs pode ter um filtro dos mais vendidos, mais buscados, mais barato etc... Facilite a vida do usuário que ele irá navegar muito pelos seus produtos.
  • Produtos sem imagens ou imagens pequenas: Pode haver desistência de compra caso o produto não tenha foto ou tenha somente uma foto e ainda de baixa resolução. O usuário pode preferir comprar o mesmo produto em outra loja que apresente melhores fotos.
  • Descrição pobre: É o mesmo que acontece no item acima. Coloque uma descrição rica em informações, porém seja objetivo, evite informações desnecessárias, ou, como diz o ditado popular, evite encher linguiça. O usuário quer informações diretas do produto, então forneça com clareza o que ele procura.
  • Produto sem preço: Para mim, um dos maiores desperdícios de dinheiro e de tempo é criar uma loja para a qual o usuário precisa mandar um e-mail ou telefonar para saber o preço de um determinado produto. Opinião própria: quando vejo um site que tem o produto que quero e no lugar do preço há um botão escrito consulte, eu saio imediatamente, por vários motivos. Um deles é que eu penso que o produto deve ser muito caro para não ter o preço colocado no site, então evite expor um produto cujo valor não será informado. Vai por mim, opinião de consumidor.
  • Falta de estoque: É decepcionante para qualquer usuário fazer uma busca no site e ver logo nos primeiros resultados "produtos sem estoque", ou que vão demorar para chegar, ou, pior ainda, não há previsão. Mantenha seu estoque em dia, e crie um algoritimo que faça os produtos sem estoque serem os últimos no seu resultado de busca.
  • Cores negativas para ações positivas: É um dos erros mais comuns, desde pequenas até grandes lojas. Colocar cores vermelhas, pretas e laranja em botões e links para ações como Comprar, Matricular, Avançar, Finalizar Cadastro etc... Este tipos de cores inconscientemente nos lembram de ações de Perigo, algo que seja errado ou que nos fazem ficar em alerta. É justamente o oposto disso que queremos que o usuário sinta ao fazer uma compra na loja, então use cores que façam ele ter vontade de clicar, cores como verde ou azul. Pode parecer brincadeira, mas é verdade, isso vai ajudar nas suas vendas.
  • Cadastro extenso: É outro complicador no momento da compra. Apresente o cadastro em partes se for possível, solicitando inicialmente nome, e-mail e senha, e em outra tela apresente um cadastro mais completo. Assim, o cliente se sente mais à vontade, ao contrário do que acontece quando ele encontra de cara um formulário muito extenso, solicitando várias informações desnecessárias, o que pode assustá-lo e fazê-lo desistir da compra.
  • Falta de opções de contato: Deixe visíveis em todas as páginas do site as opções de contato para que o cliente possa usar quando ele achar melhor. Evite concentrar o link de contato em apenas uma página, pois você não sabe quando o usuário vai querer utilizar. Tenha no mínimo um formulário de contato - digo isso, pois muitas lojas sequer têm um formulário de contato - e não use o link mailto, pois muitos usuários não usam programa local de e-mail. Sem contar que muitas lojas virtuais não respondem aos e-mails enviados ou demoram muito a responder.
  • Acesso ao carrinho de compras: Deixe de forma clara e visível a informação de que o cliente já colocou no carrinho de compras e quanto ele terá que pagar. A falta da informação e do link do carrinho de compras na tela também dificulta o retorno para a página de finalização de pedido.
  • Falta de projeto de SEM e Marketing: Não tem coisa pior para uma loja virtual que ficar fora dos primeiros resultados de busca quando procuram por produtos que elas vendem. Posso dizer que muitas lojas hoje vendem até mais que 50% dos seus produtos pelo bom posicionamento no resultado orgânico e também por uma boa campanha de PPC. De que adianta uma loja com ótimos produtos e preços se ninguém sabe que ela existe? Uma boa campanha de marketing vai ajudar e muito a divulgar o seu negócio. Seo + PPC hoje é fundamental para o crescimento de vendas.

É isso, pessoal, quando for montar um e-commerce, lembrem-se de todos estes erros que já foram e ainda são cometidos. Como minha mãe dizia, é melhor apreender com os erros dos outros. Caso sua loja apresente alguns destes erros, procure corrigir, pode ter certeza que só ajudara a melhorar as vendas.
Acredito que existam ainda outros erros que eu não lembrei. Se você se lembra de mais algum, ou quer complementar um dos pontos citados no texto, deixe seu comentário que será muito útil a todos. Até a próxima.

Fonte: imasters.uol.com.br

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