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quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Blogs e Inbound Marketing


Um blog é uma ótima estratégia de marketing para consultores e empresas, por se tratar de uma solução de Inbound Marketing de baixo custo. Mas o que quer dizer Inbound Marketing?




O conceito, que poderia ser traduzido livremente como “Marketing Entrante”, é muito simples.



As ações de Marketing mais tradicionais são no sentido de divulgar uma marca, serviço ou produto para seu público alvo. Em grande parte dos casos, estas ações são invasivas. Em outras palavras, elas são colocadas de forma a interferir no que o público está fazendo. Na televisão ou rádio, por exemplo, é necessário interromper o programa para exibir os anúncios. Mesmo quando a inserção do produto é feito em um jornal ou revista, a idéia é tirar a atenção da leitura do consumidor para que ele passe a dar atenção ao anúncio publicado. O grande problema desta solução é que os consumidores estão sendo cada vez mais invadidos por anúncios e divulgações… o que traz uma enorme dificuldade em manter a atenção e guardar as informações.



No Inbound Marketing, é praticamente o oposto. A empresa apenas disponibiliza as informações em um lugar adequado, da forma adequada, e o potencial cliente chega até esta informação por seus próprios meios e interesses.



Vou dar um exemplo usando blogs. Vamos supor que eu tenha uma empresa de treinamento em Recursos Humanos. Eu poderia criar um site detalhando os cursos e divulgar banners em diversos meios, além de publicar anúncios em revistas especializadas detalhando as vantagens dos cursos oferecidos. Isto é o Marketing tradicional. Em uma estratégia de Inbound Marketing, eu poderia criar um blog aonde os professores dos cursos divulgam artigos interessantes sobre Recursos Humanos. A partir disso, uma pessoa que estivesse procurando informações sobre Recursos Humanos na internet poderia encontrar estes artigos e se interessar pelas informações e pela empresa, se tornando um potencial cliente.



Notem mais uma vez a diferença: a pessoa encontrou a empresa por sua própria vontade. Isto é um diferencial enorme, já que as ações que interferem na atividade do consumidor sempre tem uma tendência de gerar uma reação negativa. Quando o cliente vê conteúdo de qualidade e toma a iniciativa de falar com a empresa, o relacionamento já começa com o pé direito. Além disso, não podemos nos esquecer de que o potencial cliente terá uma tendência a confiar mais em quem mostrou competência através da divulgação de com conteúdo.



Inbound Marketing não é um conceito novo, mas ele se reforçou com a internet. A internet ajuda o processo por facilitar a divulgação e a busca. Com o Google, Twitter e Redes Sociais, não só fica mais fácil para o público encontrar o conteúdo que deseja, mas também geram um boca a boca formidável (para o bem ou para o mal).



Também posso contar experiências pessoais de sucesso com o Inbound Marketing. Meus blogs não tem o objetivo de vender serviços, mas ainda assim já recebi convites para dar consultoria, palestras e cursos, participar de algumas entrevistas e realizar parcerias de negócios. Isto tudo apenas através de conteúdo, o qual tento produzir com a maior qualidade possível.



Em uma estratégia de Inbound Marketing, os blogs desempenham um papel fundamental. Trata-se de um espaço dinâmico, pronto para a interação com os visitantes, e otimizado para os sites de busca (SEO). O investimento financeiro é baixo… mas o intelectual deve ser grande. As empresas e profissionais que realmente se dedicarem a produzir conteúdo de qualidade, com uma boa freqüência, certamente conseguirão resultados bastante favoráveis.


Fonte: ogerente.com.br

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