MARKETING DIGITAL - COMUNICAÇÃO - TECNOLOGIA - REDES SOCIAIS - BUZZ
NOVO BLOG, ACESSE: www.ibuzzing.com.br

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Planejamento de marketing digital, por Claudio Torres


Neste final de ano, estou oferecendo consultoria para as empresas de pequeno, médio e grande porte, na elaboração de planos de marketing digital para 2010. Se sua empresa ainda não fez, leia meu artigo abaixo e pense seriamente nisso. Depois entre em contato comigo.
Com o crescimento da Internet no Brasil, não é mais possível pensar em ações isoladas de marketing e publicidade. Seja qual for seu negócio, com toda a certeza uma parcela significativa de seus consumidores é representada por usuários freqüentes da Internet que acessam a rede mais do que qualquer outra mídia. Assim, incluir a Internet como parte de seu planejamento de marketing, criando ações integradas que permitam utilizar melhor os recursos disponíveis, é fundamental.
A Internet se tornou um ambiente que afeta o marketing de sua empresa de diversas formas, seja na comunicação corporativa seja na publicidade, e continuará afetando o marketing mesmo que você não invista um centavo nela. Ao contrário da mídia tradicional, em que o controle é dos grupos empresariais, na Internet o controle é do consumidor. Assim, mesmo que você não participe dela, seus consumidores estão lá, falando sobre seus produtos e serviços, comparando sua empresa com as da concorrência, e, finalmente, buscando formas de se relacionar com sua marca.
Se você não investir em marketing digital, você não só estará abrindo mão de falar sobre sua empresa para seus consumidores como estará deixando abertas as portas para que todos falem sobre sua empresa sem que você tome conhecimento ou possa participar do processo. Portanto, não se iluda: diferentemente das outras mídias, a Internet afeta seu negócio independentemente de sua vontade.
A Internet é tão grande e dispersa que os investimentos isolados e sem coordenação invariavelmente significam desperdício de recursos. Você tem primeiro que entender todo o contexto do marketing digital e depois planejar ações coordenadas e eficientes, que estejam ligadas umas às outras, e que se realimentem, ou seja, que uma ação contribua para que a outra cresça e obtenha projeção.
Se você ler os textos sobre marketing digital que circulam na Internet, nos quais cada especialista fala sobre aquilo que entende, você terá a impressão de que o marketing digital consiste em anunciar no Google, ou talvez pense que se trata de criar um blog. Talvez falem para você sobre SEO (Search Engine Optimization) ou SEM (Search Engine Marketing). Finalmente, algum blogueiro de plantão poderá dizer que você deve agir imediatamente nas mídias e redes sociais.
Embora todas essas ações estejam dentro do chamado marketing digital, você deve considerar a possibilidade do assunto ser muito mais amplo, e de haver a necessidade de um olhar mais sistêmico sobre o tema antes de investir seu primeiro centavo na Internet. É como passear por todo o parque de diversões antes de escolher os brinquedos.
Assim a palavra chave é Planejamento. Você deve aproveitar o final de cada ano, e elaborar seu Planejamento de Marketing Digital. Um documento que irá dar o rumo das ações de sua empresa na Internet no curto, médio e longo prazo.
Quando você elabora seu Planejamento de Marketing Digital, você estará não só definindo o que deve fazer nos próximos meses, mas também otimizando os recursos entre as ações de Internet e também entre as ações de marketing e publicidade que você está planejando executar.
Em meu livro, A Bíblia do Marketing Digital, eu apresento um modelo composto por sete estratégias de marketing digital, que permitem planejar ações estratégicas, táticas e operacionais para qualquer nível de empresa. Estas sete estratégias são :
  • Marketing de conteúdo
  • Marketing nas mídias sociais
  • Marketing viral
  • E-mail marketing
  • Publicidade on-line
  • Pesquisa on-line
  • Monitoramento
O Planejamento de Marketing Digital deve abranger todas as sete estratégias, priorizando os investimentos, e definindo um cronograma de ações. O planejamento deve abordar ações de curto, médio e longo prazo, e integrar as ações de marketing e publicidade que já estão em andamento.
Assim aproveite o final do ano e elabore seu Planejamento de Marketing Digital. Se em 2009 o Marketing Digital era importante, em 2010 ele será um grande diferencial competitivo, e para muitos negócios uma questão de sobrevivência.
Fonte: claudiotorres.com.br

Nenhum comentário: