MARKETING DIGITAL - COMUNICAÇÃO - TECNOLOGIA - REDES SOCIAIS - BUZZ
NOVO BLOG, ACESSE: www.ibuzzing.com.br

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Cresce uso de mídias sociais como ferramenta de busca

Além de mudar a forma como as pessoas se comunicam, as mídias sociais também estão inovando o modo com que descobrimos conteúdo e navegamos na Web. A conclusão vem de uma pesquisa da Nielsen Online, que mostrou que cerca de 18% dos usuários da população online utilizam as mídias sociais como ferramenta principal de navegação e descoberta de informações. Ferramentas de busca e portais estão perdendo espaço, mas ainda lideram a pesquisa como fontes primárias de informação.
A pesquisa teve foco em três grandes segmentos (buscas, portais e mídias sociais) como fontes primárias para descoberta de conteúdo. Quando perguntadas sobre em quais tipos de sites procuram informação, 9% dos entrevistados apontaram o Wikipedia. Em seguida, com 5%, ficaram os blogs e, com 4%, sites como Facebook,MySpace Twitter.

 

Entretanto, quando perguntados sobre o sentimento de que há informação em excesso disponível na Internet, os “Socializadores” (como são chamadas as pessoas que passam mais de 10% do tempo online em mídias sociais) sentem mais esse efeito do que os demais grupos pesquisados. 

E por que esse excesso de informação está levando as pessoas às mídias sociais? “Os socializadores confiam mais no que seus amigos têm a dizer e as mídias sociais funcionam como uma ferramenta de filtragem das informações”,explica Jon Gibs, analista VP de mídia da Nielsen Online. 

A mesma pesquisa indicou os blogs, Facebook e o Twitter como as ferramentas mais confiáveis para informações sobre uma nova compra online. 

E você, já usa as redes sociais como fonte principal de informação?


Fonte: uoltecnologia.blog.uol.com.br

Nenhum comentário: