MARKETING DIGITAL - COMUNICAÇÃO - TECNOLOGIA - REDES SOCIAIS - BUZZ
NOVO BLOG, ACESSE: www.ibuzzing.com.br

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O Que É SEO?

SEO é um termo em inglês que significa Search Engine Optimization – em português, Otimização para Mecanismos de Busca.

O conceito é muito simples: otimizar o conteúdo e a estrutura do blog para que ele seja bem “lido” pelos mecanismos de busca, e tenha um bom ranking para as palavras-chave que você deseja.

Bom, na realidade o conceito simples requer algumas explicações adicionais:
Mecanismos de Busca: são sites como o Google, Bing, Yahoo, entre outros. Estes sites possuem softwares automatizados (”crawlers“) que navegam pela internet lendo o conteúdo dos sites e cadastrando-os em suas bases de dados. Este conteúdo é analisado e está análise determina como cada página aparecerá em uma determinada busca.

Ranking: é o posicionamento que cada página tem em uma determinada busca. Por exemplo, ao buscar “Stakeholder” no Google, meu blog sobre Gerenciamento de Projetos (chamado Stakeholder), aparece na 2a. posição.

Palavras-Chave: este conceito é antigo… são os termos mais importantes de um conteúdo, para os quais você quer aparecer em boa posição nos sites de busca.A importância do SEO é que para grande parte dos sites os mecanismos de busca são a principal fonte de tráfego. Meus blogs, por exemplo, recebem 60 a 80% de seus visitantes a partir de buscas no Google.

Por isso, otimizar um site pode fazer uma diferença enorme na quantidade de visitantes.
Felizmente, se você usa o Wordpress, já está com meio caminho andado. O Wordpress é um sistema naturalmente otimizado, e com os plugins corretos pode se tornar uma ferramenta poderosa para divulgar seu conteúdo.

Existem diferentes estratégias de SEO, e algumas divergências. Os algoritmos de cada mecanismo de busca são guardados a sete chaves. Os especialistas em SEO aprendem a otimizar sites usando as melhores práticas sugeridas pelos próprios mecanismos, assim como muitos testes com diferentes configurações de conteúdo.

Há que lembrar que existem estratégias de SEO pouco éticas. Nestes casos, tenta-se “enganar” o site de busca para ganhar mais posições no ranking. O grande risco de usar estas estratégias é que as empresas como o Google estão sempre buscando técnicas de impedir estas estratégias, e um site pode perder sua visitação do dia para a noite. Neste blog nunca explicarei técnicas não-éticas de SEO… apenas formas de melhorar o posicionamento de BOM CONTEÚDO.

O objetivo deste artigo não é entrar em detalhes sobre SEO, apenas dar uma visão geral do que se trata. Ao longo da vida deste blog entrarei várias vezes neste importante tema.

fonte: http://ogerente.com/

Nenhum comentário: