MARKETING DIGITAL - COMUNICAÇÃO - TECNOLOGIA - REDES SOCIAIS - BUZZ
NOVO BLOG, ACESSE: www.ibuzzing.com.br

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

E o Orkut tá sentindo a pressão do Facebook!

Na terça-feira passada, dia 29, Cris Dias escreveu o que muita gente tinha detectado, mas não tinha ouvido falar: numa manobra muito da esperta o Facebook utilizou uma ferramenta de exportação dos contatos do Orkut para que você possa encontrar os seus amigos lá dentro do Facebook.

Para fazer isso era bem simples: primeiro você exportava um arquivo com todos os contatos do Orkut (uma facilidade que o Orkut já tinha), e depois dava um upload desse mesmo arquivo para o Facebook, que ele se encarregaria de fazer o resto!




Essa imagem aí é um print da manobra do Facebook. Genial né?



Na minha opinião foi uma manobra MUITO bem feita, e que demonstrou total conhecimento pelo Facebook da maior razão pelo qual os brasileiros não largam o Orkut: porque seus amigos estão lá, sua rede já está montada lá e eles não querem perdê-la. Visto isso, utilizaram uma ferramenta do próprio Orkut contra ele mesmo.

Até aí tudo bem. Bela manobra do Facebook. Ponto pra eles.



Mas sabe o que aconteceu depois? Ou melhor, que eu soube hoje?

O Orkut sentiu a pressão dessa manobra e cortou de uma vez toda e qualquer exportação de dados de contato de sua rede! Exatamente: você não pode mais exportar os dados de seus contatos no Orkut porque ele está se protegendo contra o Facebook. E isso foi publicado no blog TechCrunch.

Não entendo como essa resposta pode ser boa pro Orkut, sério mesmo! Só mostra que eles foram pegos de calça curta e não tem nenhuma reação mais inteligente do que cortar uma facilidade que eles já davam aos seus usuários.

Se o Orkut continuar comendo mosca desse jeito, e não lançar novidades que agreguem real valor ao uso da rede social pelos brasileiros (relacionamento e entretenimento), não sei o que será dele, e minha opinião de que o Facebook não ultrapasse ele no Brasil vai cair por terra. : )


Mas vamos pensar numa coisa aqui, informalmente:

Se você fosse contratado pelo Google para planejar estratégias que freassem esse êxodo do Orkut e que fizesse o Facebook parar de crescer aqui no Brasil, o que você faria?


Tente responder essa! No próximo post eu vou selecionar algumas e escrever algumas idéias que penso que poderiam dar certo!

Fonte: http://blog.cchcreative.com.br

Nenhum comentário: