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sábado, 17 de outubro de 2009

Mídia social: solução ou bicho-papão?

Mídia social não é um assunto complicado. Trata-se de escutar seus consumidores, ser prestativo, oferecer seus conhecimentos, proporcionar e compartilhar um conteúdo interessante para que os internautas passem a divulgar seu site. Pensando nisso, as empresas estão se dedicando à mídia social como forma de se conectar e obter a confiança e a afeição de seus usuários.

Mesmo assim, algumas empresas continuam a ter dificuldades em se integrar à mídia social. O blog “Socialmediatoday” relatou alguns dos problemas que foram abordados, na última semana, durante a conferência “Inbound Marketing Summit”, um encontro em que experts do mercado compartilham cases, estratégias, ferramentas e as melhores formas de se utilizar a mídia social. Alguns do erros mais comuns foram apresentados neste reunião. Vamos a eles.

• As empresas que mantém blog corporativo acham que não podem falar de algo que não seja estritamente a sua mercadoria. Estão enganadas. A Kodak, gigante do setor fotográfico, aborda em seu blog qualquer assunto relativo à fotografia, não se atendo aos seus próprios produtos.

• As corporações ouvem as reclamações e sugestões de seus clientes, mas não tomam qualquer iniciativa. Se a empresa cria um canal aberto on-line, ela gera uma expectativa de que o feedback será levado à sério e medidas serão tomadas para contornar situações desagradáveis ou para manter o nível de qualidade da companhia. Pior do que não ser ouvido é ser ouvido e ignorado. Um dos cases relatados foi a da Companhia Aérea Southwest Airlines, que postou em seu blog a idéia de que os assentos dos aviões seriam predeterminados pela empresa. A resposta negativa por grande parte de seus clientes foi tão eloqüente que a Southwest voltou atrás em sua decisão.
• Um tema que entrou em discussão foi o fato de que blogs corporativos nunca são um perigo letal para as organizações. São, na verdade, um risco calculado, pois tanto podem ser um tiro certeiro para atingir seu público alvo, como podem se tornar um desafio ao ter que atender a tantas demandas, críticas e sugestões.

• A cultura das empresas não está alinhada às mídias sociais. Quando as políticas, procedimentos, processos e produtos se tornam mais importantes do que o consumidor, não há como a mídia social ser eficiente. O consumidor deve ser o centro das preocupações das organizações e os funcionários devem trabalhar focados nesse conceito.

Efetivamente, as mídias sociais humanizaram as companhias e permitiram que ocorresse uma melhor comunicação entre empresa/consumidor. Ainda assim, existem organizações que resistem em aderir às mídias sociais e há as que concordam em usá-las de forma tão deformada que invalidam seu propósito.

Fonte: idig-institutodigital.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

As mídias sociais trouxeram uma nova preocupação para as organizações. Se ficar de fora, os concorrentes poderão ser mais ousados e ir angariando a simpatia de seus clientes. Se entrar, corre o risco de cometer erros com sérios danos a própria imagem. Como diria o Charlie Brown, que puxa!