MARKETING DIGITAL - COMUNICAÇÃO - TECNOLOGIA - REDES SOCIAIS - BUZZ
NOVO BLOG, ACESSE: www.ibuzzing.com.br

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Twiteiros custam US$ 2,3 bilhões às empresas


Redes sociais como Twitter e Facebook têm consumido, em média, 40 minutos por semana de funcionários de empresas, o que significa um prejuízo de 2,3 bilhões de dólares em perda de produtividade para as companhias. 

Isso é o que mostra uma pesquisa feita pela consultoria Morse com 1 460 trabalhadores, divulgada hoje pelo jornal britânico 
Financial Times. Segundo o levantamento, 57% dos entrevistados disseram usar redes sociais durante seu dia de trabalho.


"A popularidade de redes sociais como Twitter e Facebook cresceu consideravelmente ao longo dos últimos anos. Com isso, vem também a tentação de usá-las durante o horário de trabalho. No que diz respeito ao ambiente corporativo, o uso desses sites está se tornando claramente um buraco negro para a produtividade", disse Philip Wicks ao FT.


Segundo o Ibope Nielsen Online, em setembro deste ano, 59 milhões de brasileiros acessaram comunidades de redes sociais e ferramentas de mensagens instantâneas em casa e no trabalho. O número é 110% maior do que os 28 milhões de usuários de e-mail, por exemplo. Para muitas empresas, entretanto, as novas ferramentas virtuais não são um problema — pelo contrário, são uma alternativa.


Na semana passada, o cofundador do Twitter, Biz Stone, esteve em São Paulo para um evento e em conversas com jornalistas afirmou que discorda de empresas que consideram o microblog um vilão à produtividade. "O Twitter é hoje, acima de tudo, uma imensa rede de informações. Proibir seu uso é, de certa forma, uma maneira de privar os funcionários dessas informações", afirmou.


(Clique aqui para ver o vídeo completo de Biz Stone sobre os negócios do Twitter e do uso que as empresas podem fazer do microblog).


Se na sua empresa você ainda não tem um modelo de como usar o twitter, você pode usar filtros de conteúdo para saber o que seus funcionários estão acessando.


O VegaSPP (www.vegaspp.com.br) é uma das ferramentas dentre muitas que existem no mercado que sua empresa pode usar para saber o que seus funcionários estão acessando. Empregado como um firewall dedicado que atua como uma gateway seguro e um filtro de conteúdo para a rede local, você pode saber quanto tempo de navegação improdutiva seu funcionário esta tendo, assim pode controlar ou até mesmo bloquear o acesso desse funcionário aos sites indesejados . 

No site www.vegaspp.com.br você pode simular um cenário de navegação improdutiva.


Segue abaixo uma simulação de uma folha de pagamento de R$ 10.000,00 com 30 minutos de navegação improdutiva por dia realizado no site:


No site você pode fazer a simulação do seu cenário sem nenhum custo.


Nenhum comentário: