Todos queremos vencer na internet. Vencer com nossos projetos pessoais, vencer no lucro, vencer nos relacionamentos. Nesta busca da “vitória”, infelizmente aparecem muitas verdades e fórmulas mágicas que na realidade somente levam a pessoa a um beco sem saída (ou pior um beco aonde seremos espancados e assaltados).
Acabei de ler um artigo no Rain Today que fala sobre os 5 mitos do marketing na internet. Vou republicá-lo aqui, adicionando meus comentários em cada item, já que é 100% pertinente com empresas e profissionais que estão buscando estabelecer sua presença online.
Assim como no mundo não-virtual, na internet o sucesso vem à custa de boas idéias aliadas a muito suor. Atalhos quase sempre são uma roubada, e alguns fatos devem ficar bastante claros para economizar tempo e recursos.
Mito 1 – Tudo começa com um lindo website.
Já vi muitos websites de empresas e profissionais que são muito bonitos e modernos, mas sem “essência”. O primeiro passo não é o website, e sim desenvolver uma estratégia para sua presença online. Qual é o mercado-alvo? Qual a melhor forma de descrever produtos e serviços? Como integrar conteúdo que atraia bons prospects?
Somente depois de estabelecer uma estratégia de conteúdo é que se pensará no website. O website depende do conteúdo, e não vice-versa. Muitas vezes os sites mais simples são os que produzem os melhores resultados com os clientes da empresa.
Mito 2 – Mais visitas = Mais Lucro
O resultado comercial de um site ou blog é proporcional ao número de visitas… desde que este fator seja corrigido pela qualidade destas visitas. O que quero dizer é que de nada adianta ter dezenas de milhares de visitas por dia, se este não é o público adequado para seu produto ou serviço.
O investimento em marketing na internet deve ser planejado para atingir o público-alvo correto. Isto não é novidade para qualquer pessoa envolvida em marketing, mas às vezes vemos casos em que a única métrica que parece importar é o número de visitas a um site.
Mito 3 – Faça o que for necessário para aumentar sua lista
Ter uma grande lista para e-mail marketing pode ser um ativo muito importante para uma estratégia na internet. Entretanto, dois aspectos devem ser considerados: primeiro, assim como no item anterior, vale mais a qualidade do que a quantidade. Segundo, se você usa métodos pouco éticos para obter contatos (como compra de listas) e não adota boas práticas de disparo (como link para descadastro), sua imagem ficará arranhada.
A forma correta de conseguir uma boa lista de distribuição é oferecendo algo de valor (bom conteúdo, um estudo especial, amostras de um produto) e pedindo que os visitantes se cadastrem voluntariamente.
Mito 4 – Ótimos textos são o segredo para a venda
Textos comerciais que parecem um anúncio de televendas podem ser eficientes para alguns tipos de produto. No entanto, de forma geral não se aplicam à internet. Este tipo de texto não inspira confiança, e se você está tentando promover algo de maior valor agregado, deve se concentrar na transparência e conhecimento. Especialmente se você tenta vender serviços profissionais, fuja destas fórmulas ultrapassadas e se promova com um show de conhecimento.
Mito 5 – Siga as fórmulas vencedoras e você ficará rico
Este mito existe desde muito antes da chegada da internet. Enganadores chegam com fórmulas mágicas através das quais com pouco investimento e esforço você terá sucesso e ficará rico. A diferença agora é que com a internet a difusão destas mentiras ficou ainda mais facilitada. Antes de tentar aplicar estas fórmulas e jogar tempo e dinheiro fora, lembre-se que somente com inovação, bons relacionamentos e qualidade de serviço o sucesso virá na internet.
Fonte: http://ogerente.com/blogcoach
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
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