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sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Mitos do Marketing na Internet

Todos queremos vencer na internet. Vencer com nossos projetos pessoais, vencer no lucro, vencer nos relacionamentos. Nesta busca da “vitória”, infelizmente aparecem muitas verdades e fórmulas mágicas que na realidade somente levam a pessoa a um beco sem saída (ou pior um beco aonde seremos espancados e assaltados).





Acabei de ler um artigo no Rain Today que fala sobre os 5 mitos do marketing na internet. Vou republicá-lo aqui, adicionando meus comentários em cada item, já que é 100% pertinente com empresas e profissionais que estão buscando estabelecer sua presença online.
Assim como no mundo não-virtual, na internet o sucesso vem à custa de boas idéias aliadas a muito suor. Atalhos quase sempre são uma roubada, e alguns fatos devem ficar bastante claros para economizar tempo e recursos.

Mito 1 – Tudo começa com um lindo website.
Já vi muitos websites de empresas e profissionais que são muito bonitos e modernos, mas sem “essência”. O primeiro passo não é o website, e sim desenvolver uma estratégia para sua presença online. Qual é o mercado-alvo? Qual a melhor forma de descrever produtos e serviços? Como integrar conteúdo que atraia bons prospects?
Somente depois de estabelecer uma estratégia de conteúdo é que se pensará no website. O website depende do conteúdo, e não vice-versa. Muitas vezes os sites mais simples são os que produzem os melhores resultados com os clientes da empresa.

Mito 2 – Mais visitas = Mais Lucro
O resultado comercial de um site ou blog é proporcional ao número de visitas… desde que este fator seja corrigido pela qualidade destas visitas. O que quero dizer é que de nada adianta ter dezenas de milhares de visitas por dia, se este não é o público adequado para seu produto ou serviço.
O investimento em marketing na internet deve ser planejado para atingir o público-alvo correto. Isto não é novidade para qualquer pessoa envolvida em marketing, mas às vezes vemos casos em que a única métrica que parece importar é o número de visitas a um site.

Mito 3 – Faça o que for necessário para aumentar sua lista
Ter uma grande lista para e-mail marketing pode ser um ativo muito importante para uma estratégia na internet. Entretanto, dois aspectos devem ser considerados: primeiro, assim como no item anterior, vale mais a qualidade do que a quantidade. Segundo, se você usa métodos pouco éticos para obter contatos (como compra de listas) e não adota boas práticas de disparo (como link para descadastro), sua imagem ficará arranhada.
A forma correta de conseguir uma boa lista de distribuição é oferecendo algo de valor (bom conteúdo, um estudo especial, amostras de um produto) e pedindo que os visitantes se cadastrem voluntariamente.

Mito 4 – Ótimos textos são o segredo para a venda
Textos comerciais que parecem um anúncio de televendas podem ser eficientes para alguns tipos de produto. No entanto, de forma geral não se aplicam à internet. Este tipo de texto não inspira confiança, e se você está tentando promover algo de maior valor agregado, deve se concentrar na transparência e conhecimento. Especialmente se você tenta vender serviços profissionais, fuja destas fórmulas ultrapassadas e se promova com um show de conhecimento.

Mito 5 – Siga as fórmulas vencedoras e você ficará rico
Este mito existe desde muito antes da chegada da internet. Enganadores chegam com fórmulas mágicas através das quais com pouco investimento e esforço você terá sucesso e ficará rico. A diferença agora é que com a internet a difusão destas mentiras ficou ainda mais facilitada. Antes de tentar aplicar estas fórmulas e jogar tempo e dinheiro fora, lembre-se que somente com inovação, bons relacionamentos e qualidade de serviço o sucesso virá na internet.

Fonte: http://ogerente.com/blogcoach

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